【LEITE FAZ MAL PROS OSSOS?】RESPONDEMOS 37 VERDADES E MITO‎

 

 

A maioria de nós foi ensinado em uma idade jovem que beber leite constrói ossos fortes, e é verdade que obter cálcio adequado de alimentos é benéfico para a saúde esquelética.

No entanto, uma nova pesquisa que liga a alta ingestão de leite ao aumento do risco de fraturas está levantando sobrancelhas esta semana.

Embora este estudo não seja apenas razão para fazer mudanças em sua dieta, o recente interesse da mídia neste tópico apresenta uma boa oportunidade para examinar se você está fazendo todo o possível para manter ossos fortes – e atenção: Os alimentos ricos em cálcio são apenas uma parte da equação.

→ VEJA: Benefícios do Leite

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Leite faz bem aos ossos e deixa seus músculos ainda mais fortes?

O novo estudo, publicado no British Medical Journal, examinou a ingestão de leite e sua relação com o risco de fraturas ósseas, morte por qualquer causa e morte por doença cardiovascular e câncer em um grande grupo de homens e mulheres suecos.

Ao contrário do que se poderia esperar, entre as mulheres de meia idade e as mais velhas, cada copo de leite adicional consumido diariamente estava associado a um risco aumentado de 9% de fratura do quadril e um aumento de 15% do risco de morte por qualquer causa.

Adicionar um copo extra de leite também foi associado com um risco aumentado de 15% de morte por doença cardíaca.

Entre os homens, no entanto, não houve relação entre a ingestão habitual de leite e o risco de fratura.

Os pesquisadores observaram um ligeiro aumento (três por cento) da morte por qualquer causa para cada copo de leite adicional consumido.

Curiosamente, uma maior ingestão de outros produtos lácteos – nomeadamente queijo e iogurte – foi associada a um menor risco de mortalidade e fratura óssea entre as mulheres.

Este estudo foi um estudo observacional, o que significa que não foi projetado para provar que beber mais leite realmente causa um risco aumentado de morte, fratura ou doença cardíaca.

Duas metanálises anteriores, que reuniram os resultados de múltiplos estudos de observação como esta de vários países, não achavam que beber mais leite aumentasse o risco de fraturas.

Dito isto, eles também não descobriram que o maior consumo de leite oferecia proteção contra fraturas.

Os autores do estudo pediram cautela ao interpretar esses achados e enfatizaram que é preciso fazer mais pesquisas antes de considerar quaisquer alterações nas recomendações alimentares atuais.

Os pesquisadores também declararam que os resultados podem refletir o que é conhecido como causação reversa: as mulheres que bebem mais leite podem ter aumentado sua ingestão porque os médicos disseram que tinham baixa densidade óssea ou um alto risco de osteoporose e, portanto, já estavam em risco aumentado de ter uma fratura.

Afinal, leite faz bem ou mal?

Se você gosta e bebe leite de vaca regularmente, não há necessidade de mudar seus hábitos diários com base nos resultados desse estudo. Mas não confie apenas no leite para manter seus ossos em boa forma.

Obter cálcio adequado é certamente importante, mais especialmente nos EUA, tendemos a enfatizar excessivamente a importância deste nutriente para a saúde óssea e escovar todas as outras vitaminas e minerais que desempenham um papel fundamental na saúde esquelética.

Tal como acontece com qualquer outra doença crônica, você tem absolutamente que olhar para a imagem completa da sua dieta.

Comer mais vegetais não é o único passo que você pode tomar para reduzir o risco de câncer.

Aumentar sua ingestão de fibra sozinha, sem fazer outras mudanças saudáveis, não é uma ótima abordagem para prevenção de doenças cardíacas.

E o consumo de leite não é um plano abrangente de prevenção da osteoporose e das fraturas.

Além de obter cálcio adequado, é igualmente importante comer uma dieta variada rica em alimentos vegetais inteiros para garantir que você esteja obtendo todos os micronutrientes que seu corpo usa para suportar ossos saudáveis.

Substituições de alimentos à base de leite para melhorar sua saúde

– Se você comer produtos lácteos, tente consumir uma mistura de alimentos à base de leite.
O iogurte (minimamente adoçado) e o queijo (em pequenas porções) podem afetar a saúde de forma diferente do leite, como sugerido pelo novo estudo sueco.

– Em vez de engolir três copos de leite por dia, desfrute de um iogurte no café da manhã ou 28,3 de queijo e alguma fruta como um lanche do meio dia.

Os alimentos lácteos “sólidos” também podem ajudar a encher você mais do que o leite fluido.

– Se você não come produtos lácteos, é importante comer uma variedade de alimentos vegetais contendo cálcio. Estes incluem:

– Colheres de cordeiro;
– Couve;
– Nabo;
– Soja (edamame);
– Bok choy;
– Brócolis;
– Tofu feito com cálcio;
– Feijão;
– Amêndoas.

E se você escolher, alimentos fortificados com cálcio (como a maioria de latos de soja e amêndoa).

– Coma muitos vegetais (incluindo folhas verdes);
– Frutas;
– Grãos integrais;
– Proteínas vegetais (incluindo feijão, lentilhas e nozes).

Esses alimentos fornecem nutrientes de potássio, magnésio, vitamina K e vitamina C, que, como o cálcio, são importantes para a manutenção de boa estrutura óssea.

– Limite os alimentos embalados e processados, que são tipicamente baixos nas vitaminas e minerais benéficos listados acima e que geralmente contêm grandes quantidades de sal (sódio). Uma dieta com alto teor de sal pode aumentar a perda de cálcio e osso ao longo do tempo.

– Converse com seu médico sobre testar seus níveis de vitamina D e tomar suplementos de vitamina D, se necessário. A vitamina D é outro nutriente crítico para a saúde óssea, e é difícil obter o suficiente da comida.

– Não tome um suplemento de cálcio, a menos que você tenha analisado sua dieta com seu médico ou com uma dietista registrada e determinou que você está constantemente ficando aquém do seu requerimento diário de cálcio.

Exceder as recomendações de cálcio pode aumentar o risco de cálculos renais e até mesmo problemas cardíacos e, como acontece com outros nutrientes, é sempre melhor obter cálcio a partir de alimentos, em vez de comprimidos.

ATUALIZADO: 19.03.18

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